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quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

JOGOS PARA ALFABETIZAR

Boliche do alfabeto - Jogo das argolas
Objetivos: Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada
palavra; Desenvolver a coordenação ampla.
Materiais necessários: embalagens de refrigerante e bola.
Modo de jogar: Ao derrubar as garrafas, deverá identificar a letra e dizer uma palavra
que inicie com a mesma.



Alfabeto concreto
Uma faixa com as letras do alfabeto. Cada bolso recebe uma figura, cujo o nome inicia
com a letra que está no bloso.
Confeccionado em feltro.
Como jogar:
1 - Cada criança recebe um determinado número de figuras e deve organizar dentro dos bolsos.
2- Divididos em duas ou três equipes, cada uma recebe um número de figuras, quem organizar primeiro ganha um ponto.
3- Organizar livremente, de acordo com a letra inicial.




Quebra-cabeça com palitos ou caixas
Objetivo: Familiarizar as crianças com a noção de palavras e sílabas.
Materiais necessários: fichas em forma de quebra-cabeça, palitos ou caixas.
Vence a equipe que formar o maior número de palavras.

Silabário
Para jogar: Se não houver a possibilidade de construir um silabário para cada criança, será necessário um para cada grupo de 3 ou 4 crianças.
Formas de jogar:
1 - O professor leva as fichas e sorteia, as crianças montam as palavras sorteadas, depois registram no caderno. Pode-se, ainda, pedir que identifiquem a letra inicial/final, número de letras, vogais e consoantes. Dependendo do nível, pode-se solicitar que separem as sílabas.
2 - Em grupo, cada criança recebe um determinado número de tampinhas. Um por vez deve tentar formar palavras colocando apenas uma tampa no tabuleiro, sendo possível aproveitar as sílabas/letras dos demais integrantes.
3 - Cada criança forma 4 palavras no silabário, depois, preenche os espaços com sílabas soltas e troca o silabário com o colega, que deverá localizar as palavras formadas pelos amigos. Depois deverá ser feito um registro da atividade no caderno.



Memória 3D - figura e palavra

Jogo da memória com imagem e nome da palavra. Podem ser usadas letras bastão ou
cursiva, minúscula ou maiúscula, dependendo do nível de escrita da turma.


Jogo do Talharim
Este jogo consiste em que cada participante, caso acerte, pode pegar mais uma massa, desta
vez sem nenhum fonema, para que assim consiga montar no seu prato uma macarronada.
Objetivo: Consciência fonêmica - Identificação do fonema inicial e segmentação fonêmica.
Material : 1 panela, 4 pratos, 4 garfos e macarrão em E.V.A.
Como jogar: Cada participante escolhe um pratinho e um garfo. Um participante desafia o
outro tirandode um recipiente uma palavra.
O jogador deverá olhar para dentro da panela de talharim e apenas com o garfo mexer
na massa tentando pegar a que tiver o fonema inicial referente a palavra escolhida.
Em seguida, o jogador deverá falar o som do fonema que encontrou.
Ganha o jogo quem conseguir colocar no prato o maior número de massas.
Pescaria
Objetivo: Desenvolver a consciência silábica.
Materiais necessários : Caixa para pescaria, peixes com letras, anzol.
Modo de jogar: O jogador retira de um envelope uma ficha com uma figura.
O mesmo deverá encontrar o peixe que contém a letra que inicia a figura.
Deve dizer o nome da figura, segmentando-a silabicamente e classificando-a
pelo número de sílabas. Em seguida, deverá colocar o peixe no aquário
adequado ao número de sílabas.
Podem ser somados pontos por acerto.


Alfabeto móvel
Objetivo : Promover a construção de palavras utilizando o alfabeto móvel.
Materiais necessários: tampinhas, revistas, tesoura e cola.
Modo de jogar : formar palavras utilizando as tampinhas com o alfabeto.


Caixas ilustradas
Objetivo : Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover
a associação da palavra com a figura e dos grafemas com os fonemas.
Materiais necessários :Caixinhas de fósforo; figuras pequenas; letras recortadas.
Modo de jogar : As professoras deverão formar as palavras de acordo
com a figura




Varal das letras
Montar 4 alfabeto completos, incluindo K,Y, W.
Selecionar o mesmo número de imagens (que possuam 4 letras).
A criança escolhe uma imagem e procura no varal as letras que formam seu nome.





Jogo dos antônimos
1 - Com as figuras viradas para baixo, uma criança por vez tenta
formar pares. É preciso achar o par para figuras como grande/pequeno -
alegre/triste - cheio/vazio.
2- Cada criança recebe uma ficha e deve encontrar seu par.






Boneca das emoções
Em rodinha as crianças se comunicam com a boneca, usando apenas
uma palavra (sentimento). Depois, cada criança a leva para casa e
devolve no dia seguinte, relatando aos colegas tudo o que a boneca fez
durante a visita e porque gostou de levá-la para casa.
É ideal para primeiros dias de aula ou turminhas com problemas de relacionamento.


Bingo das letras
O professor oferece uma cartela onde estão escritas as palavras
faltando uma letra. De acordo com o sorteio, as crianças completam
as palavras com o apoio do alfabeto móvel.


Jogo das abelhas
Objetivo: Consciência fonêmica - identificação do fonema inicial e segmentação fonêmica.
Materiais necessários: Abelhas e mãozinhas em E.V.A.
Modo de jogar: O professor sorteia uma letra e produz o som da mesma.
Cada integrande da equipe ficará com uma mãozinha.
O estudante que identificar a letra deverá bater na abelha com a mãozinha,
ficando com a mesma caso esteja correto.
Ganha quem tiver mais abelhas.



Trilha Alfabética
Objetivo: Consciência fonêmica
Materiais necessários: Placas de E.V.A. com as letras do alfabeto e dado numérico.
Modo de jogar: O jogador joga o dado, anda as casas correspondentes e
executa a tarefa determinada pelo professor.


Bingo fonológico
Bingo inspirado no jogo tradicional, no entanto, o professor sorteia apenas a sílaba inicial da figura.


Jogo da memória das letras
Objetivo: Desenvolver a memória e identificar as letras que compõem o
alfabeto, relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra.
Materiais necessários: Cartas com as letras do alfabeto


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