Ocorreu um erro neste gadget

sexta-feira, 29 de abril de 2011

TRABALHANDO DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS


Objetivos


*Saber escrever corretamente, identificando os erros ortográficos nas revisões por meio de ferramentas de correção;
*Realizar atividades que facilitem a compreensão das regras ortográficas ou gramaticais;
*Fazer uso da leitura como ferramenta para escrever bem;
*Saber utilizar dicionários, enciclopédias, jornais e revistas como fontes de pesquisa ortográfica e reconhecer a importância desses recursos.

Material

Dicionários, enciclopédias, livros infantis, jornais e revistas;
Cartolinas, canetas, lápis de cor e folhas de papel sulfite;
Textos interessantes com dificuldades ortográficas;
Execução

A ortografia precisa de compreensão e de memorização. Às vezes, os estudantes decoram as regras, mas na hora de escrever um texto esquecem de aplicá-las e acabam cometendo erros.

O professor normalmente apresenta o conhecimento explícito das regras ortográficas, permitindo aos estudantes grafar corretamente as palavras de forma reprodutiva, onde o estudante memoriza a grafia correta, sem que tenha regras que expliquem a forma de escrevê-las.
O trabalho com ortografia se propõe a discutir com os estudantes como se organizam as descobertas, levando-os a operar sobre a grafia das palavras, observar identidades, classificar e relacionar as informações da língua em busca de uma melhor compreensão desse trabalho.

O uso do dicionário nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como objetivo levar o estudante a:
a) Saber que as palavras devem ser procuradas pela 1ª, 2ª, 3ª letras e assim sucessivamente;
b) Desenvolver a rapidez para encontrar as palavras procuradas;
c) Conseguir identificar qual, entre os vários significados de uma palavra, tem o sentido que o interessa;
d) Identificar que algumas palavras são encontradas no dicionário em algumas formas padronizadas: no masculino; palavras no plural, encontram-se no singular; palavras no aumentativo ou diminutivo estão no grau normal; verbos conjugados, estão no infinitivo;
e) Aprender os significados das abreviaturas que informam classes gramaticais e as que informam origem e formação de palavras; expressões em negrito; diferentes tipos de letras que indicam diferentes informações, etc...




Sugestões de trabalho:
1ª Aula:

Pedir aos estudantes para trazerem um dicionário para a classe. Para trabalhar com o dicionário como um recurso de decisão ortográfica, inicialmente junto com os estudantes explore a função para a qual ele serve, qual é a organização das palavras (ordem alfabética), pedir para que eles procurem determinadas palavras, etc.A seguir, realize a seguinte atividade:


Vamos organizar um dicionário? Pegue as folhas de papel sulfite e distribua, mais ou menos, 15 folhas para cada estudante.Peça-lhes que dobrem-nas ao meio, formando um livro. Na primeira folha, organizar uma capa para o dicionário. Nas demais folhas, numerá-las e escrever uma letra em cada folha, na ordem alfabética, de A a Z.No decorrer das atividades, ao encontrar uma palavra desconhecida, anotar na folha correspondente a primeira letra da palavra, formar uma frase em que apareça o termo e ilustrá-la.Depois, é só deixar o dicionário sempre à mão para fazer suas anotações.

2ª Aula:

Confeccionar em cartolina para deixar exposto no mural da classe os “Registros Ortográficos”.A cada regra de ortografia descoberta no decorrer do ano, anotar as palavras em faixas de cartolina e colá-las no Registro, como o uso do M antes de P e B (campo, bomba, tampa, etc.).Uma das melhores maneiras de memorização é através da visualização da escrita correta das palavras, como na leitura. Se o estudante observa várias vezes a grafia da palavra no mural, acaba memorizando a escrita correta.

3ª Aula:

Forneça aos estudantes um bom material de consulta para a produção de textos (livros, textos interessantes, artigos de revistas e jornais, etc.).Explorar junto com os estudantes os caminhos que eles devem utilizar para a criação de um texto (preferências, dificuldades e alternativas para chegar ao final). Assim os estudantes produzirão redações cada vez melhores.Combine também os tipos de ferramentas de correção que serão utilizadas, como por exemplo, flechinha indicando o lugar da correção.

4ª Aula:

Os estudantes lerão o texto observando onde estão as flechinhas para fazer a correção.As palavras que oferecerem maior dificuldade ao estudante deverão ser escritas no dicionário confeccionado.A professora fará um levantamento das palavras que encontrou com maior índice de erros e anotará no Registro Ortográfico.Após a revisão dos textos, os estudantes poderão reescrevê-los em um programa de texto no computador e ilustrá-lo.

Atividades Complementares:

1- Recorte de palavras com determinadas dificuldades ortográficas;


2- Identificar palavras com determinada dificuldade ortográfica em textos e pintá-las.

3- Jogo do Stop: Cada criança desenhará em uma folha cinco linhas verticais formando colunas. 
Traçar outras linhas na horizontal. Na primeira linha horizontal, em cada coluna, escrever a ordem que deverá ser seguida para completar a coluna com a palavra correspondente à letra escolhida. 

Exemplo: palavras com ss, s, j, g.Ao sinal da professora, um estudante começa a pensar nas letras do alfabeto, seguindo a sua ordem. Quando ela disser stop o estudante diz a última letra que pensou. Esta será a letra escolhida para começar cada palavra e completar todas as colunas de acordo com a ordem de cada uma, da segunda linha horizontal. Quem terminar de completar primeiro, grita STOP e confere-se os pontos.Jogar quantas vezes quiser, completando cada linha do quadro.

Regras: Quem escrever uma palavra que ninguém escreveu, ganha 10 pontos. Se for palavra repetida, 5 pontos para cada estudante. Se houver erro de grafia, não ganha ponto. Ganha quem fizer mais pontos no total!

4 - Bingo Ortográfico:Cada estudante desenhará uma tabela com quatro colunas na vertical e quatro na horizontal.O estudante deverá escrever na tabela dezesseis palavras que escolher entre as vinte e cinco palavras que a professora escreverá na lousa. Ela sorteará e ditará as palavras e cada estudante marcará as que coincidirem com as escolhidas. Vence aquele que primeiro marcar todas as palavras de sua tabela.

5 - Cruzadinhas:Palavras cruzadas com dificuldades ortográficas com desenhos ou legendas.

6 - Caça-palavras:Encontrar palavras com dificuldades ortográficas num diagrama de letras misturadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário